TTR In The Press

Construir

marzo 2020

TTR regista aumento de 39% do valor transaccionado e imobiliário destaca-se.

Segundo o relatório mais recente do TTR – Transactional Track Record durante os dois primeiros meses do ano foram registadas 52 transacções envolvendo empresas portuguesas. Um número que representa uma diminuição de 12% face ao período homólogo. Contudo, o mesmo documento salienta que no tocante ao valor total transaccionado aumentou 39% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 3,03 mil milhões de euros.

O sector imobiliário destaca-se entre os sector com mais actividade transaccional posicionando-se na liderança com 18 transacções, seguido pelo sector de Tecnologia com 8 transacções e no terceiro lugar, figura o sector de Cuidados da Saúde e Higiene com 5 operações mapeadas.

Transações Cross-border e private equity

As operações transnacionais envolvendo Portugal mapeadas pelo TTR no primeiro bimestre reflectem uma diminuição considerável em relação ao mesmo período de 2019. O volume de aquisições realizadas por empresas dos Estados Unidos em Portugal sofreu uma redução de 25%, porém figuram na segunda posição no ranking das que mais adquiriram empresas portuguesas, com três negócios e um total de 161,4 milhões de euros transaccionados, compartilhando a posição com o Reino Unido e a França, que também fecharam três transacções cada.

Já no primeiro lugar, Espanha aparece como o país que mais adquiriu empresas em Portugal até o fim de fevereiro, com cinco transações e um movimento de 800 milhões euros. Da mesma forma, Espanha é o país favorito das empresas portuguesas na hora de adquirir e foram mapeadas três transações deste tipo e um total de 750 milhões de euros movimentados.

As aquisições de empresas portuguesas por estrangeiras no sector de Tecnologia e Internet, tiveram uma redução de 50%. Além disso, fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros reduziram seus investimentos em empresas portuguesas em 60%, em relação ao primeiro bimestre de 2019.

No sentido contrário, foram mapeadas no primeiro bimestre dez transacções onde empresas portuguesas realizam aquisições no exterior e foram movimentados 937,21 milhões de euros
As transacções envolvendo fundos de Private Equity tiveram uma performance positiva no primeiro bimestre, com um aumento de 24% no total do valor transaccionado, 800 milhões de euros, em relação ao mesmo período de 2019. O volume de  transacções diminuiu em 50% com apenas quatro operações.


Source: Construir - Portugal 


Suscríbete a nuestro boletín de noticias gratuito: